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Canastra Online

Quem nunca ouviu falar desse jogo? quem nunca o jogou com amigos? reuniões e almoços de domingo com a família seguido de uma partidinha? Um dos jogos de distração mais conhecido entre os brasileiros, a famosa Canastra que também é conhecida por Buraco, Biriba, Tranca e diversos outros nomes.

Acredita-se que o jogo foi inventado por meados dos anos 40 por um grupo de amigos no Uruguai e quando começou a se espalhar, foi sendo “batizado” por diversos outros nomes. O jogo é ideal para ser jogado entre 2 a 4 jogadores, sendo aconselhado duas parcerias entre esses. São utilizadas 108 cartas, sendo dois baralhos de 52 cartas cada e dependendo do tipo de jogo, mais quatro coringas que podem substituir qualquer carta. São jogadas diversas rodadas sendo somados os pontos atingidos por cada dupla até que se atinja um limite de pontos. (Geralmente de 3.000 a 5.000 pontos)

História

Como citado anteriormente, acredita-se que o jogo foi criado nos anos 40 no Uruguai. A Canastra foi criada por um grupo de amigos que se reuniam com frequência para conversar e relaxar e acabaram juntando elementos de outros jogos de cassino para criar o famoso jogo. Por conta da facilidade, ação e diversão do jogo, a Canastra ultrapassou fronteiras e tornou-se a queridinha de muitos.

Em pouco tempo ela chegou no Brasil, Argentina e Peru. O jogo chegou com o nome de “Canasta” que significa cesto em espanhol, local onde os jogadores guardavam as cartas. Mas com o tempo, o nome mudou no Brasil e em diversas partes do mundo, e não se sabe até hoje a causa de adicionar a letra “R” no nome.

Canastra Online

Varia de site para site. Mas a maioria permite o jogador escolher se a mesa terá 2 ou 4 participantes. É possível ainda escolher a versão, ou seja, se será: Aberto, Fechado ou STBL (Sem Trinca Bate Limpo). Cada jogador também receberá 11 cartas e serão separadas 11 cartas para o morto e o restante para o monte. O objetivo será o mesmo, acabar com as cartas da mão e somar o maior número de pontos.

Além disso, é possível participar de chat online através do jogo e conhecer pessoas novas. Por isso, comece jogando com espírito de equipe para fazer parceiros no jogo. Aproveita o jogo online para aprender e praticar, quando se joga online é possível ter mais cautela, calma e concentração já que você poderá escolher um lugar silencioso e jogar até mesmo esparramado no sofá da sua casa. Então aproveite esse ponto positivo para se concentrar no jogo e manter o foco.

Estratégias em canastra online

• Sempre tenha em mente, que se você optou pelo buraco individual (também chamada de Tranca online), na primeira fase da partida, busque sempre pegar o morto o mais rápido possível mesmo que você precise descartar um coringa para isso;

• Tente não baixar o jogo caso não seja realmente necessário, pois, ter as cartas na mão você tem a vantagem de o adversário descartar cartas úteis para utilizar em seu jogo, e caso não tenha baixado as jogadas, você pode fazer inúmeras alterações;

• Sempre foque nas sequências, que inclusive podem ser canastras. Isso porque possuem uma maior probabilidade de bater o jogo. Entre essas sequências, opte sempre pelas abertas em ambos os lados, deixando os extremos (3, K e ÁS) para eventuais descartes;

• Tente fazer trincas (três cartas iguais) ou lavadeiras somente em último caso, como exemplo: Se for para bater e pegar o morto; quando devemos unir aos jogos um coringa não utilizável; quando a trinca for cartas extremas pois pode dificultar finalizar o jogo; quando se tratar de cartas úteis para impedir o jogo do adversário; quando estamos com diversas combinações longas (4 ou mais cartas iguais) e quando faltar sequência;

• Possui jogadores que optam por fazer trincas e lavadeira já que isso dificulta e impede os outros jogadores de fazerem canastras, para alguns, isso é uma estratégia. Já para outros, essa técnica é abominada já que é considerada apelativa que impede a dinâmica natural do jogo;

• Sempre tente utilizar nas sequências, coringas de carta “2” do mesmo naipe da sequência, pois como dissemos anteriormente, é possível limpar a canastra futuramente;

• Vale lembrar que não vale a utilização de dois coringas em uma sequência, mas, caso você tenha o dois como coringa em uma sequência do mesmo naipe, nesse caso você também pode utilizar o coringa “joker”;

• Evite permanecer com cartas úteis na sua mão se não possuir ao menos uma canastra, pois, sem ao menos você perceber, o adversário pode bater e encerrar o jogo;

• Caso seu adversário baixe jogos que contenha um coringa e você possua a cartas, exemplo: ele baixa o jogo AS, K, Joker, J. E você possua o Q e 10 e não tem o que fazer com isso, tente utilizá-los em qualquer jogo ou aguarde por um coringa. Caso contrário, você ajudará (e MUITO) seu adversário. Esse método é chamado de contra-ataque;

• NUNCA fique com somente uma carta na mão: Essa é uma dica e uma estratégia muito utilizada nesse jogo. Parece ser besteira, mas caso isso aconteça você cairá nas mãos dos adversários e acabará dependendo das jogadas deles.

Agora, cabe a você a traçar seus objetivos e estratégias. Tenha em mente qual tipo de jogador que você quer ser, agressivo, cauteloso ou até mesmo observador. Além disso, se você optar por impedir as jogadas de seus concorrentes e focar somente em trincas e lavadeiras (se a casa permitir esse método), tenha em mente que você pode ficar com somente uma carta na mão por tempo indeterminado prejudicando a si mesmo como falamos anteriormente. Então, pense bem no que é mais vantajoso.

Objective do jogo

Antes de começarmos as explicações, vale lembrar que existem outros métodos de jogo que podem ser encontrados. Mais abaixo, quando estiver clara todas as regras do jogo, falaremos sobre suas variantes e seu tipo, ou seja, depende de qual tipo de jogo de Canastra você optar por jogar, as regras podem se diferenciar em alguns pontos. Por isso, primeiramente, explicaremos todos os pontos, cada significado, todas as pontuações e opções de jogo. Após, você verá qual tipo de jogo é preferível a você. A Canastra tem como principal objetivo, fazer o máximo de pontos possíveis ao somar as cartas “baixadas” (colocar o jogo na mesa) por cada dupla e das “canastras” (sequências de sete ou mais cartas do mesmo “naipe”).

Vale lembrar, que existe a “canastra limpa” que vale 200 pontos, e a “canastra suja” que são canastras feitas com coringas, vale 100 pontos (e nesse caso, o curinga pode ser de naipe diferente), veremos mais a frente sobre pontuações e mais detalhes. Caso, algum dos apostadores não tiverem feito nenhuma canastra até o fim do jogo, então é contabilizado só o valor das cartas. Além disso, para chegar aos pontos para decidir o campeão, são necessárias várias partidas, e em cada rodada uma pessoa diferente dá as cartas e os dois maços de baralho são embaralhados.

Após, as cartas são distribuídas em sentido horário, e o jogador que está a direita de quem distribuiu, dará a partida para a rodada e na próxima rodada, essa mesma pessoa que dará as cartas e assim sucessivamente.

O que é necessário saber antes de jogar

O jogo tem muitos jargões utilizados, antes de falarmos sobre regras (onde utilizaremos bastante esses termos), é necessário aprender sobre isso e saber o que cada um significa. Veja abaixo a explicação de cada um deles: Canastras: Existem diversas variações do jogo, e algumas podem conter até quatro tipos de canastra. Além disso, ela é o grande momento da disputa, pois é quando o jogador completa sua sequência de no mínimo 7 cartas e consegue uma boa pontuação. Além disso, sem canastras não é permitido “bater” (finalizar o jogo). As mais tradicionais são as canastras limpas e canastras sujas.

Visite também a nossa página de Termos de Cassino para encontrar outros termos relacionados aos jogos de cassino online. 

Confira todas abaixo:

ct10 bulletpoint arrow85 Canastra Limpa: Conjunto de sete cartas do mesmo naipe em uma sequência contínua e sem uso de curinga (por isso o nome). Se a carta número 2 estiver em seu lugar de costume e não sendo utilizado como coringa, também é uma canastra limpa. Mas, se o número 2 for do mesmo naipe que a canastra, essa poderá ser limpa durante a partida antes da canastra atingir a sétima carta;

ct10 bulletpoint arrow85 Canastra Suja: Canastra com sete cartas sequenciais mas que usam o coringa, se nesse caso o 2 estiver sendo usado como coringa, a canastra também é considerada suja;

ct10 bulletpoint arrow85 Canastra de quinhentos: Ás a K, sem coringas;

ct10 bulletpoint arrow85 Canastra real: De Ás a Ás sem nenhum coringa. Lavadeiras também conhecida por trinca, podemos nomeá-las de “canastra” que usam cartas iguais com naipes variados. Por exemplo, uma lavadeira do número 4 que utiliza pelo menos três cartas com diferentes naipes. Sua pontuação não é contada como canastra, mas é somado na contagem final. Baixar Baixar o jogo significa colocar as suas jogadas na mesa viradas para cima fazendo as combinações, canastras e lavadeiras. Após “baixar”, é possível acrescentar mais cartas quando for suas futuras rodadas. E quando formar sete cartas, a sequência já se torna uma canastra. Só é permitido baixar quando tiver no mínimo três cartas do mesmo naipe, ordenadas do mesmo naipe, ou em sequências numéricas (essa possibilidade depende do tipo do jogo).

É possível ainda, utilizar os coringas para substituir qualquer carta que estiver faltando, mas apenas um por sequência ou canastra. Além disso, vale lembrar, que a carta 2 também vale como coringa, e nesse caso, se ela estiver sendo utilizada em uma combinação de seu mesmo naipe, é possível movê-la para sua posição correta (após o Ás de início) antes de fechar a canastra, ou seja, você “limpará” sua canastra. Mas, se a canastra já estiver fechada, não é mais possível limpá-la. Quando jogado de duplas, ambos jogadores do mesmo time podem baixar os jogos e podem complementar o jogo de seu parceiro, mas é necessário ser em sua respectiva vez. Descarte ou lixo É composto por cartas que já passaram pelas mãos de outros jogadores e foram descartadas. Ou seja, ao invés de comprar do monte, você tem a possibilidade de pegar esse lixo. Vale lembrar, que quando fizer isso, é necessário recolher TODAS as cartas.

E além disso, você só poderá pegar o lixo se a carta que estiver no topo dele, puder ser utilizada em algum jogo seu, seja já abaixado anteriormente, seja ser combinada com as cartas que você possui na mão e irá descer nesse momento, formando assim um novo jogo. Bater Bater significa acabar o jogo. Ou seja, quando o jogador baixa todas as suas cartas não ficando com nenhuma em mão. Nesse caso, ele pode descartar, ou não sua última carta. Veja mais detalhe sobre isso:

ct10 bulletpoint arrow85 Batida direta: Batida que o jogador finaliza a jogada sem ter que descartar nenhuma carta, ou seja, utilizando todas as cartas em sua mão. Se ele tiver ainda o morto a pegar, ele poderá continuar jogando até descartar uma carta (sem comprar cartas novas);

ct10 bulletpoint arrow85 Batida indireta: Quando o jogador bate, mas, descartando uma carta. Se nesse caso ele pegou o morto após esse descarte, ele poderá continuar suas jogadas somente na próxima rodada. Vale lembrar ainda que existem duas fases de bater:

ct10 bulletpoint arrow85 Na primeira batida: Não é necessário ter canastras, e o jogador deverá pegar o morto, com mais 11 cartas separadas que foram separadas no início, e o jogo continuará normalmente;

ct10 bulletpoint arrow85 Segunda batida: Quando você termina com as cartas do morto que você pegou e o jogo finaliza nesse instante, mesmo que ainda haja morto do adversário na mesa. Para bater nessa vez, é necessário ter pelo menos uma canastra limpa. Vale lembrar que, se caso nenhum jogador ter pego o morto, só é possível bater quando os dois montes de morto ficarem no lugar do monte principal e as cartas de algum jogador ter acabado.

Morto é outro montante de cartas, também formado por 11 cartas que o jogador irá receber quando acabar as 11 primeiras cartas de sua mão. Se o jogo for de 4 jogadores, cada morto corresponde a UMA DUPLA, ou seja, só poderá pegar o morto o primeiro jogador da dupla a acabar com as cartas da própria mão. Se as cartas do monte acabarem e ainda haja algum morto na mesa, esse será utilizado como monte.

Regras

O jogo é bem simples, mas possui muitos detalhes, então é necessário estudá-lo antes de começar a jogar. Vale lembrar, que quando se exercita na prática, é mais fácil aprender. Então não tente decorar, leia uma vez e já comece a praticar. O primeiro passo é formar duas duplas e decidir quem começará distribuindo as cartas. Após, distribua 11 cartas, uma a uma, em sentido horário.

Enquanto esse distribui as cartas, o outro jogador à sua esquerda deverá separar as cartas do morto (também 11 cartas) e as cartas restantes se tornaram o monte onde os jogadores “comprarão” as cartas, e ficará viradas para baixo no meio da mesa. Iniciando a partida Somente o primeiro jogador (a direita do que embaralhou e distribuiu o monte principal), poderá, em sua primeira rodada comprar uma carta e caso ele não goste dessa, poderá descartá-la e já comprar outra. As cartas descartadas (lixo), deverão ficar ao lado do monte de compras.

Sempre que for sua vez deve-se: comprar uma carta, descartar outra, essa última deve ser virada para cima e somente na sua jogada você pode “descer” (como vimos acima, colocar todos os jogos que você tiver pronto) na mesa, deixando-os expostos na mesa para que todos jogadores vejam. Os jogos podem ser descidos com no mínimo três cartas, todas em sequências e do mesmo naipe. O próximo jogador então fará a mesma coisa, pode comprar uma carta do monte ou pegar o “lixo” da mesa, descer seus jogos e assim sucessivamente. Entendendo cada jogada

• Uma combinação feita pelo jogador possui a partir de 3 cartas do mesmo símbolo (Exemplo: 3 K);

• Combinação de 7 cartas é uma canastra;

• Cada dupla deve combinar pelo menos uma canastra antes de “bater” (colocar todos os jogos na mesa e finalizar o jogo);

• As cartas número 3 de copas e ouro não são permitidas fazerem combinações e as cartas de número 3 de espadas e paus só podem fazer entre si mesmos, e ainda assim se isso permitir que o jogador bata;

• Os jogadores podem adicionar cartas às suas próprias combinações ou às do parceiro no jogo, mas nunca às dos oponentes;

• O jogador só é permitido pegar as cartas do “refugo” (lixo), se puder usar a carta do topo para fazer uma nova combinação ou adicionar a uma existente;

• Um outro jogador poderá impedir que o próximo pegue esse refugo se descartar um trunfo ou um preto no fim de seu turno;

• As cartas de número 3 vermelha são considerados cartas bônus, quando contadas fora das combinações. Caso um jogador tenha um 3 vermelho na mão, ele deve baixar o mais rápido possível e no início de sua vez, e aquele jogador puxa uma carta do monte para substituí-lo, além da carta normal que deve ser comprada na sua jogada. Caso o jogador compre o 3 vermelho no monte, ele deve colocá-la no refugo e comprar outra carta; Vale lembrar, que caso esqueça de fazer as regras acima, a dupla perderá 500 pontos.

Pontuação

Abaixo, você vai conferir a pontuação de cada carta, valor das canastras e valor de cada jogada. Vale lembrar que a primeira combinação que o jogador “descer” na mesa, terá que ter um mínimo de pontos, determinado pela quantidade de pontos que cada dupla acumulou durante o jogo. Além disso, ás vezes, a pontuação varia de casa para casa. Confira a mais utilizada: Pontuação das cartas Abaixo, confira o valor individual equivalente de cada carta no jogo:

• Coringa na combinação: 50 pontos;

• ÁS: 15 pontos;

• 8 a K (rei) e o coringa (carta número 2): 10 pontos;

• 3 a 7: 5 pontos. Valor das Canastras No fim do jogo, todas as cartas são contabilizadas. Cada dupla ganhará pontos pelas cartas nas combinações que fez. As cartas de número 3 vermelha também levam pontos pelas canastras e por bater, e os pontos finais são adicionados aos pontos acumulados nas rodadas anteriores. Além disso, esses pontos também variam de casa para casa, mas quase sempre seguem os dois padrões a seguir:

• Canastra Suja: 100 (ou 150) pontos;

• Canastra Limpa: 200 (ou 300) pontos;

• Meia Canastra Real (limpa, sem coringa, de ás a Rei): 500 pontos;

• Canastra Real (limpa, de Ás a Ás): 1 000 pontos.

Valor de cada jogada Cada jogada também vale pontos, então fique esperto em cada decisão que você tomar, já que pode ou te ajudar, ou te prejudicar dependendo do andamento do jogo. Confira:

• Quem bater primeiro (finalizar o jogo): 100 pontos;

• O jogador que bater usando todas as cartas da mão (bater fechado), ganhará 200 pontos, e se bater fazendo várias combinações em turnos diferentes ganhará 100 pontos;

• Cada carta número 3 vermelha conta 100 pontos cada, caso uma dupla tiver todas elas, ganharão 800 pontos, mas, se um time tiver os três vermelhos na mesa e não fizerem combinações, perderão 100 pontos por cada um;

• No fim da contagem, subtraia dos pontos o valor de cada carta que esteja na mão da dupla que perdeu;

• Quando o jogador ou a dupla batem, soma-se 100 pontos da mesa, e mais 100 pela batida;

• Se algum jogador deixou de pegar o morto, desconta-se 100 pontos como penalidade. Mas, caso ele compre o morto por batida indireta (descartando uma carta para o pegá-lo), e o adversário terminar a partida antes de chegar sua vez novamente, o morto deverá ser pago, como se não tivesse sido pego anteriormente já que não chegou sua vez e ele está com as 11 cartas na mão;

• Perder o morto: 100 pontos negativos. Se as duas duplas, ou todos os jogadores não pegarem o morto, e esse for utilizado como monte caso esse acabe, ninguém perde os 100 pontos. E se as cartas do monte acabarem? O jogo continuará até que o monte acabe ou então todos os jogadores saiam do jogo, e caso ninguém tiver batido quando todas as cartas do monte finalizarem, o jogo continuará enquanto alguém puder comprar a carta do topo do descarte (lixo) e colocá-la em uma combinação nova ou já existente. Mas, nenhum jogador poderá pegar essa carta se tiver somente uma carta na mão.

E como dissemos anteriormente, caso mesmo assim as cartas terminem, o monte do morto será utilizado. Pontuação Final Caso o total de pontos de uma dupla for entre 0 e 1.495, sua combinação inicial deve valer pelo menos 50 pontos. Se for entre 1.500 e 2.995, essa combinação inicial deverá valer pelo menos 50 pontos. Já, se for 3.000, deverá valer no mínimo 120 pontos, mas, se a dupla tiver pontuação negativa, o mínimo diminui para 15.

Vale lembrar, que se o jogador pegar as cartas da mesa, somente a carta do topo conta pontos para atingir o mínimo. Até que a dupla possa fazer uma combinação com valor mínimo, nenhum jogador poderá comprar essas cartas do descarte. Além disso, se um jogador fizer uma combinação inicial que não atinja os pontos mínimos, as cartas voltam para a mão dele e o valor mínimo aumenta em 10 pontos. Verificação de pontos Sempre confira se alguma dupla alcançou os pontos mínimos para finalizar o jogo, se isso acontecer, o jogo termina e a dupla vence, caso contrário, inicia-se nova jogada.

Estratégias

Abaixo, separamos algumas dicas que parecem óbvias mas que muitos jogadores não tem o hábito de usá-las. Ao começar utilizar, o jogo começa a tomar um rumo melhor para você, e com certeza com melhores resultados, confira:

Conheça seu adversário: Fique atento nas movimentações e jogadas do seu adversário, com isso, você irá saber quais cartas ele está esperando, quais naipes ele precisa, se ele sempre compra o lixo ou o monte, se joga agressivo ou é paciente. Essa estratégia é simples, mas precisará da sua atenção e lhe garantirá bom resultado;

Fique atento a quantidade de cartas na mão do adversário: Se um de seu adversário tiver poucas cartas na mão, após pegar o morto, ele tem grandes chances de bater a qualquer segundo. O lado ruim para você: Terá que pagar por todas as cartas que permanecerem em suas mãos. Nesse caso, se estiver pensando em comprar uma mesa cheia e não cartas do monte, conte os pontos que poderá descer e o que ficarão em sua mão e balanceie se vale a pena ou não;

Utilizando o coringa: O curinga é excelente para suas jogadas, mas é necessário saber a melhor hora para utilizá-lo. Além disso, se tiver muitos curingas na mão, tenha calma. Vale lembrar ainda, que uma canastra real vale muito mais a pena que uma suja. Tente ainda, utilizar o curinga da carta 2, com o mesmo naipe, assim, futuramente, é possível “limpar” seu jogo;

Evite descartar as cartas número “7” e “8”: Isso porque elas são chamadas como cartas do meio, e elas dão chances para jogos de cartas baixas ou altas, ou seja, você poderá dar uma grande e o dobro de oportunidade para seus adversários de fazerem um jogo. Além disso, vale lembrar que o descarte é uma grande estratégia do jogo, se você seguir a primeira regra, de prestar atenção nas jogadas de cada jogador, você saberá qual melhor carta descartar.

Outros métodos de jogo

Depende de cada casa, cada site de cassino online, e de cada lugar. Podemos encontrar três tipos de canastra, o jogo sendo jogado por somente 2 ou três pessoas ou até variantes com outros nomes. Veja abaixo sobre cada método diferenciado do jogo: Os três tipos de canastra No mundo do “Buraco” podemos encontrar três tipos diferentes de jogo: Buraco Aberto, Buraco fechado e o STBL.

Veja mais especificamente sobre cada um deles abaixo:

• Buraco Aberto (também chamado de buraco específico):

Regras simples e direta: Pode utilizar joker ou curinga (a carta de número 2), lixo aberto (característica exclusiva desse tipo), não vale trincas e lavadeiras e só pode bater com canastra limpa. Muitos jogadores preferem essa opção de jogo, já que é mais fácil comprar cartas do lixo e formar mais jogos;

• Buraco Fechado: Lixo fechado, permite que o jogador bata e finalize o jogo com canastras sujas e trincas;

• STBL (Buraco Fechado Sem Trinca Bate Limpo): Considerada a opção mais difícil por conta de suas regras serem mais restritas, como: Bater somente com canastras limpas, lixo fechado, não vale trinca e não é permitido utilizar joker ou curinga. Jogue em 2 ou 3 pessoas Também é possível jogar com somente dois ou três jogadores.

No caso de somente dois jogadores, o jogo funciona da mesma forma e só mudará em alguns sentidos, veja a únicas três diferenças:

• O jogador receberá 15 cartas no início do jogo;

• Na hora de comprar do monte, o jogador terá que retirar duas cartas ao invés de somente uma, mas continuará descartando apenas uma;

• O jogador deverá fazer 2 canastras antes de bater.

O jogo também pode ser feito com 3 jogadores, e as diferenças serão poucas também. Confira:

• Os jogadores receberão 13 cartas no início do jogo;

• O monte e o “lixo” serão como na canastra comum mas cada jogador comprará duas cartas do monte e descartará apenas uma;

• O jogador que comprar primeiro as cartas da mesa (cartas do descarte), ficará jogando sozinho e os outros dois que sobrarem, serão a única dupla. Caso todos tiverem sua vez (na primeira rodada) e ninguém pegar as cartas do lixo, cada jogador somará os pontos individualmente e se um jogador bater antes de alguém pegar o lixo, aquele jogador fica só e os outros dois se juntam;

• Nenhum jogador poderá bater antes de fazer 2 canastras, e o primeiro jogador a marcar 7500 pontos será o vencedor. Variantes de jogo É possível encontrar algumas variantes no jogo de canastra. Algumas recebem o nome da onde elas vieram, como o caso da Canastra Boliviana e Canastra Americana.

Literatura

Abaixo, a equipe do Casinotop10 Brasil separou dois livros sobre o assunto. Vale lembrar que também é possível encontrar diversos outros livros sobre o jogo:

Canasta: How to Play Made Easy (Autor: Sandy Unger)

Encontrado na versão em inglês, o livro é voltado para jogadores iniciantes e até jogadores mais avançados. O livro explica cada regra em uma maneira mais fácil e com linguagem facilitada com dicas fáceis e práticas. É considerado ainda um livro bem conciso por ter somente 24 páginas realmente rápidas para o leitor.

The Biriba Game (Autor: Basil Gala)

Também encontrado na versão em inglês, o livro já vem com o nome diferente do que conhecemos. Como vimos, o jogo pode ser encontrado com diversos nomes, como é o caso desse livro. O livro é considerado um manual de 105 páginas. Ele possui diversos exemplos e exercícios ilustrando regras, tática e estratégias para iniciantes e para jogadores mais avançados com o intuito de estudar mais sobre o jogo.


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